Educação, Gestão Empresarial & ERP

ERP Summit: aprendemos 10 dicas sobre como vender software para empresas

Com tantas opções no mercado e tamanha concorrência, saber como vender software para empresas pode se tornar uma tarefa complicada. Exige dedicação, demanda tempo e envolve clientes antenados, que têm uma infinidade de informações disponíveis online.

O que você considera mais importante em como vender software para empresas? Entender sobre tecnologia ou ter habilidades com pessoas? A verdade é que a mistura desses dois itens compõe uma fórmula mágica praticamente imbatível.

Na última edição do ERP Summit, aprendemos 10 dicas importantes sobre como vender software para empresas, que vamos compartilhar com você agora:

Top #10: Como vender software para empresas?

#1. Planeje sua venda

Empreender sem um planejamento de vendas é perder tempo e dinheiro. O primeiro passo para saber como vender software para empresas é organizar os objetivos, identificar os potenciais clientes e as vantagens que o seu sistema de gestão pode oferecer ao negócio.

#2. Conheça seu cliente

Cada cliente é único. Os objetivos e dificuldades de cada empresa variam de acordo com uma infinidade de fatores, desde o tamanho da empresa até o ramo de atuação. Depois de trabalhar no planejamento de venda, pesquise sobre o seu perfil de cliente.

#3. Entenda a dor

Assim como cada cliente é único, cada um deles enfrenta uma dificuldade distinta. Qual é a dor do seu consumidor? O que pode ser feito para amenizá-la? Entender o problema do negócio é um dos pontos mais importantes para concretizar uma venda. Portanto, coloque o dedo na ferida!

#4. Compreenda seu software

De nada adianta você saber tudo sobre o cliente e não conhecer o seu produto a fundo. Esteja a par das funcionalidades disponíveis, das adaptações que podem ser feitas, dos custos, das vantagens e das desvantagens. Dessa forma, você poderá contornar eventuais situações onde o cliente puxa o freio na contratação.

#5. Apresente os benefícios

Ao invés de falar apenas sobre as funcionalidades do sistema de gestão, apresente também os benefícios. Seu software pode ser o melhor do mercado, mas para negócios de pequeno ou médio porte, a vasta gama de possibilidades pode não ser o grande diferencial. Por isso, anuncie as vantagens que o seu produto pode trazer para aquele cliente em especial. Não aborde em termos gerais, personalize a sua apresentação.

#6. Pesquise a concorrência

Uma boa venda implica em conhecimento sobre a concorrência: tanto a sua quanto a do cliente. Descobrir as cartas na manga e trabalhar com transparência ajuda você a oferecer algo a mais para burlar a competitividade.

#7. Ofereça um teste grátis

Conheça nossos Cursos de ERPMuitos gestores têm uma preocupação constante quando o assunto é como vender software para empresas: como ele funciona. Oferecer um período gratuito de testes é uma maneira inteligente de conquistar clientes.

#8. Não abandone a relação

Vendeu? Que maravilha! Agora, a ideia é colocar-se à disposição do cliente para quaisquer dúvidas ou dificuldades que possam surgir. Um software de gestão pode ser complicado em muitos casos. Além de envolver diversos colaboradores para funcionar de acordo com os objetivos de cada negócio. Por isso, não abandone a relação com o cliente no pós-venda.

#9. Marque presença na web

Com o boom tecnológico, aquele que não tem seu negócio na Internet não é visto e nem lembrado. Como vendedor, marque presença online. Aplique Inbound Marketing, invista na divulgação de serviços e na qualidade do produto. Lute pelo seu espaço na web.

#10. Não subestime as pequenas empresas

Vender um sistema de gestão a empresas de grande porte é uma alegria. Mas, você sabia que as micro empresas são responsáveis por 27% do PIB brasileiro? Em 10 anos, os valores da produção gerada pelos pequenos negócios passaram de R$ 144 bilhões para R$ 599 bilhões, segundo uma pesquisa do Sebrae. Pequenos empresários respondem por mais de ¼ do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, e o número continua em ascensão.

As dicas são simples e podem ser trabalhadas aos poucos. Saber como vender software para empresas pode te ajudar muito neste início de empreitada. Quer se aprofundar mais no assunto? Leia mais 10 dicas sobre estratégia de venda para software clicando aqui.

RogerioERP Summit: aprendemos 10 dicas sobre como vender software para empresas

Related Posts

Sistemas integrados de gestão ERP em pequenas e médias empresas

A concorrência, os avanços tecnológicos e a busca por ferramentas que facilitem a rotina empresarial são fatores que vêm crescendo nos últimos anos. Diante de um cenário competitivo e com sede de mudança, muitas empresas passaram a encarar a adoção de sistemas integrados de gestão ERP como sinônimo de crescimento. Isso devido às vantagens oferecidas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *