Educação, Gestão Empresarial & ERP

Principais desafios do gestor de TI diante às exigências do mercado ERP

Não bastassem os desafios do gestor de TI na rotina empresarial, existem questões burocráticas que podem complicar ainda mais o trabalho do consultor no mercado brasileiro. O excesso de impostos, as tributações, a corrupção e a desconfiança do mercado ERP internacional podem atrapalhar – e muito – os processos a serem executados.

Conheça os maiores desafios do gestor de TI

Estamos em um dos países mais burocráticos do mundo

É certo dizer que o Brasil é um dos países mais burocráticos do mundo. Um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) revela que mais de 5,2 milhões de normas sofreram algum tipo de modificação nos últimos 30 anos.

O número equivale a uma média que ultrapassa o número de 760 novas regras por dia útil, com mais de 350 mil delas envolvendo questões tributárias. O impacto de tudo isso nos desafios do gestor de TI é enorme. Uma vez que os sistemas de gestão, para funcionarem de acordo com as necessidades empresariais, precisam ser constantemente atualizados.


O excesso de impostos também é um problema

Um estudo do Banco Mundial descobriu que as empresas brasileiras investem, em média, 108 dias de trabalho somente para resolver questões relacionadas a impostos no país.

É aí que entra a importância de bons planejamentos financeiros e administrativos para amenizar os desafios do gestor de TI. A área, em geral, trabalha com preços fixos ditados pelo padrão de mercado ERP. Muitas vezes, deixando de calcular as horas envolvidas no desenvolvimento de todo o projeto.

Quando isso ocorre, a rentabilidade diminui, atingindo diretamente o resultado financeiro do profissional ERP. Em outras palavras, diminuindo ou até zerando o lucro de quem trabalha com sistemas de gestão.

Exigências fiscais podem gerar multas e autuação

O Fisco Nacional exige dos empresários a entrega de diversas declarações eletrônicas todos os meses. Por serem detalhadas e em grande quantidade, em muitos casos, essas declarações são entregues sem a devida conferência de informações por parte do financeiro. O que pode ocasionar problemas de autuação e multas no futuro.

Além disso, cada Estado brasileiro define a própria legislação de arrecadação de ICMS. Essas legislações estaduais são bastante abrangentes, com penalidades por infrações tributárias entre 10% e 150%.

A corrupção é outro empecilho

Em março de 2017, a Polícia Civil de Santa Catarina cumpriu 18 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão relacionados a uma operação batizada de F7. A Operação F7 investigou, por mais de um ano, uma organização criminosa responsável por desenvolver um sistema ERP com o objetivo de sonegar de impostos.

Conheça nossos Cursos de ERP

Um dos módulos do software era programado para controlar as vendas sem a emissão de notas fiscais ou com documentos emitidos com valores inferiores ao faturamento real.

A preocupação excessiva com questões como essas têm causado grande impacto no mercado ERP. Profissionais ficam tão focados nas atualizações fiscais, que deixam em segundo plano as novas tecnologias e funcionalidades que podem ser integradas ao sistema de gestão empresarial para aprimorar o desempenho dos negócios.

É claro que, para vencer os desafios do gestor de TI, é necessário manter as questões legais em ordem através de softwares ERP atualizados. Ao mesmo tempo, é indispensável também abraçar as transformações tecnológicas disponíveis no mercado atual.

Com tantas opções disponíveis no mercado ERP, se torna um dos maiores desafios do gestor de TI escolher a que mais se adapta ao modelo da sua empresa. Foi para facilitar essa decisão que surgiu o ERP Select – um aplicativo para comparação, diagnóstico e seleção de software. A ferramenta está disponível gratuitamente para microempresas.

RogerioPrincipais desafios do gestor de TI diante às exigências do mercado ERP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *