Educação, Gestão Empresarial & ERP

Comparativo entre cursos de ERP horizontais e verticais

Há uma infinidade de cursos de ERP horizontais e verticais disponíveis  no mercado. Eles podem ser presenciais, semipresenciais, online, entre outros. A oferta é vasta e as especificações, diversas. Mas, afinal, qual é a melhor opção entre tantas alternativas disponíveis?

Ao mesmo tempo em que a variedade oferece benefícios, acaba tornando o processo de escolha mais complicado. Como os cursos são muitos, fica difícil saber qual a melhor opção e corremos o risco de investir na capacitação errada para o momento profissional atual.
Conheça nossos Cursos de ERPA primeira questão a ser pensada, antes de buscar quaisquer cursos de ERP horizontais e verticais, é saber o tipo de treinamento que você precisa nesta etapa da sua carreira tecnológica. Em outras palavras, é preciso um curso mais generalista ou que se aprofunde em algo mais específico? Continue a leitura e seja guiada até a escolha certa:

Qual a diferença entre cursos de ERP horizontais e verticais?

Cursos de ERP horizontais

Esse treinamento é mais geral e amplo, 360º, mercadológico. Não defende uma bandeira específica e aborda o conceitos mais amplo de sistemas de gestão. Explicando desde a implantação até a complexidade de cada camada do em geral software.

Idealmente, os cursos de ERP horizontais são destinados a todos os profissionais de TI ou em transição de carreira que desejam trabalhar como consultores. É, na verdade, a primeira opção dentro da ampla variedade de capacitações mais específicas.

Quer prestar consultoria ERP? Aposte, já de início, em uma capacitação desse tipo, que te dará uma visão geral de fundamentos, componentes, camadas e processos de negócios.

Cursos de ERP verticais

Depois de obter o conhecimento geral sobre sistemas de gestão empresarial, o profissional pode – e deve – partir para áreas mais específicas. Os cursos de ERP verticais são bem específicos, com conhecimento restrito para outras soluções. Abordam mais profundamente apenas um sistema, dentre as várias opções disponíveis.

Essas capacitações são destinadas aos profissionais de TI que buscam se especializar em uma ferramenta determinada e até certificações em soluções como TOTVS, SAP, Oracle, Sage, entre outras. Somente no Portal ERP, existem mais de 600 fabricantes catalogados no Brasil.

Em suma, vale compreender o seguite:

Cursos de ERP horizontais:

  • São mais generalistas;
  • Ideal para profissionais em transição de carreira, aprimoramento de conhecimentos na área de negócios, áreas correlatas como financeiro, estudantes;
  • Oferecem uma visão geral da gestão ERP;
  • Não defendem bandeiras;
  • Não se aprofundam em especificidades.

Cursos de ERP verticais:

  • São mais específicos;
  • Ideal para o profissional expert que quer tirar certificações;
  • Oferecem visão aprofundada de um software ERP;
  • Defendem bandeiras particulares (TOTVS, SAP, Sage, Oracle etc);
  • Destrincham cada aspecto de uma solução.

A dica para quem está iniciando no mercado ERP é que faça, primeiramente, um curso mais geral. Concluída essa etapa, é recomendado se especializar em uma solução restrita.

RogerioComparativo entre cursos de ERP horizontais e verticais

Related Posts

Aceleração de aprendizagem: o mercado está investindo pesado em capacitação ERP.

Basta uma busca rápida na web para ver que existem muitas vagas de emprego disponíveis para profissionais de tecnologia da informação. Com o mercado aquecido, a demanda por trabalhadores de TI é alta, embora a oferta seja inversamente proporcional à capacitação ERP. Um estudo desenvolvido pela IDC a pedido da Cisco aponta que, até 2019,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *