Educação, Gestão Empresarial & ERP

Problemas mais comuns enfrentados na implementação de um sistema ERP

A implementação de um sistema ERP é um verdadeiro desafio. Tanto para o consultor responsável pelo projeto, quanto para o gestor da empresa que passará a adotar o software na rotina empresarial.

Para os profissionais de TI ou para aqueles que desejam ingressar nesta área, a instalação de um novo sistema é uma missão da qual não se pode fugir. Uma vez iniciada, a única alternativa é seguir em frente e finalizar o processo da maneira mais eficiente possível.

Conheça nossos Cursos de ERPE, como desistir não é uma opção viável, é importante que você esteja ciente dos principais problemas envolvidos durante a implementação de um sistema ERP.

Quais as dificuldades na implementação de um sistema ERP?

Tem instalação cara e demorada

Embora não exista um custo tabelado, nem mesmo um período preestabelecido, a implementação de um sistema ERP envolve investimento e tempo maiores do que a maioria dos processos empresariais.

Esta talvez seja a primeira dificuldade encontrada por consultores especializados em sistemas integrados de gestão. Principalmente, quando se trata de negócios menos consolidados no mercado.

A implementação de um sistema ERP pode levar meses e envolve custos diversos. Da licença do software à contratação de ferramentas personalizadas, dos treinamentos de pessoal ao valor de investimento no projeto em si.

É por isso que, num primeiro momento, o apoio da direção ou da pessoa responsável pela contratação da ferramenta é indispensável para uma execução mais eficiente e organizada.

Exige mudanças culturais e comportamentais

Além de envolver tempo e investimento financeiro, a implementação de um sistema ERP exige o engajamento de toda a equipe de colaboradores. Há uma transformação na rotina empresarial depois que a solução é implementada e, na maioria dos casos, são poucas as pessoas que já tiveram algum tipo de contato com o sistema de gestão.

Muitos profissionais ainda encaram a inserção da tecnologia como uma afronta, ameaça ou obrigação de sair da zona de conforto. Esse receio de alguns profissionais, causado pelo estresse da tecnologia, pode prejudicar o funcionamento do ERP. Já que só funcionará adequadamente se as mudanças comportamentais e culturais dentro da empresa sofrerem as alterações necessárias.

Precisa da disponibilidade de colaboradores

Um dos fatores mais importantes antes, durante e após a implementação de um sistema ERP é o nível de comprometimento dos gestores e colaboradores diante da ferramenta. Um usuário menos conservador, mais dinâmico e que aceita mudanças enxerga oportunidades e torna o procedimento mais leve e prazeroso.

O sistema de gestão oferece inúmeras funcionalidades a usuários de todas as áreas de atuação. Portanto, para que opere de modo adequado, o ERP exige que colaboradores disponibilizem tempo e atenção para uma função específica. A de aprender através de programas de treinamento e reciclagem, obtendo certificações atualizadas de acordo com as últimas versões disponíveis no mercado.

Versão não atende requisitos básicos

Por ser modular, a implementação de um sistema ERP pode ser moldada de acordo com as necessidades de cada cliente. Um planejamento adequado, então, é fundamental. Um sistema integrado com processos padronizados, que não permite adaptações, não está preparado para atender necessidades particulares.

O que o torna mais um problema do que uma solução

Um módulo de recursos humanos que porventura não possua a parte referente à folha de pagamento, por exemplo, demanda a utilização de outro sistema. Que, por sua vez, exige o desenvolvimento de uma interface para funcionar em sintonia com o ERP. Já pensou que confusão?

Inexperiência da consultoria contratada

Segundo um estudo realizado pela The Network Skills in Latin America, em 2015 o Brasil teve um déficit de 195 mil profissionais de TI empregados em tempo integral. Essa defasagem é gerada pela rápida transformação digital, que exige profissionais capacitados para trabalhar com essas mudanças. Elas incluem cloud computing, mobilidade, virtualização, big data, segurança web e desenvolvimento de software.

O Portal ERP, considerado o maior canal especializado do setor, tem registrados 89 especialistas com cadastro completo em todos os Estados brasileiros.

Esses números indicam o aquecimento do mercado de ferramentas tecnológicas. Um bom consultor ERP, portanto, recebe propostas a todo instante. Devido à alta demanda, nem sempre consegue participar da implementação de um sistema ERP do início ao fim. Esse talvez seja um dos principais desafios de gestores empresariais, uma vez que a falta de experiência da consultoria contratada pode prejudicar a rentabilidade do projeto.

São muitas as dificuldades enfrentadas. Quando o projeto é bem feito, no entanto, as vantagens oferecidas por ele são, sem dúvidas, muito maiores. Quer saber como ter mais eficiência na implementação de um sistema ERP? Este webinar é imperdível!


RogerioProblemas mais comuns enfrentados na implementação de um sistema ERP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *