Educação, Gestão Empresarial & ERP

5 dicas para você entender o que é ERP e trabalhar em empresas do ramo

Todas as empresas, independentemente de ramo de atuação, tamanho ou número de funcionários, têm obrigatoriedades a cumprir. São burocracias necessárias para que o andamento dos negócios continue fluindo sem empecilhos. Mas, afinal, o que é um sistema ERP e onde ele se encaixa nesse contexto?

Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES), em 2017, o Brasil foi classificado como o 9º maior mercado de software e serviços de TI do mundo. Não é à toa que o país passou a ser visto, nos últimos anos, como o cenário ideal para abrigar empresas de tecnologia.

É aqui que o ERP entra na jogada. Do inglês, Enterprise Resource Planning. Em outras palavras e no português claro, é um planejamento de recursos empresariais. Quer entender melhor o que é ERP e como esse software pode contribuir com a rotina empresarial?

Conheça 5 dicas sobre o que é ERP

#1. É um integrador de processos

Em resumo, o ERP é um software empresarial que gerencia todas as informações referentes ao negócio. Incluindo a integração e controle de recursos, dados e processos. É um organizador, responsável por todas as atividades diárias da empresa, com registro de informações que envolvem do operacional ao administrativo. O ERP significa um cérebro, a caixa preta do empreendimento.

#2. Fornece dados importantes

Por ser o comando do negócio, o EPR atua como um banco de dados gigante. Mediante o acesso desses dados, é possível trabalhar com métricas mais abrangentes e saber, por exemplo, qual o produto mais vendido em determinado mês. Ou, quem é o cliente que mais consome e quanto investiu no último ano. Esse controle de informações permite que a empresa trabalhe com mais agilidade e assertividade. Tomando decisões mais certeiras com relação a produtos, serviços e ações de marketing relacionadas.

#3. É utilizado de forma simples

Embora esteja cada vez mais presente nos empreendimentos brasileiros, os sistemas ERP ainda são empregados timidamente. Uma pesquisa da Aberdeen Group, uma consultoria dos Estados Unidos, mostrou que menos de 30% das funcionalidades disponíveis na ferramenta são, de fato, utilizadas na rotina empresarial. Rotinas mais avançadas são deixadas de lado por dificuldades internas de organização e treinamento, ou por desconhecimento sobre o funcionamento total do software.

#4. É um sistema modular

O fato de ser um sistema modular faz com que o que é ERP seja mais acessível para micro e pequenas empresas. Além de possibilitar assessoria a empresas que possuem diversos setores e, com isso, apresentam necessidades distintas. Um software que trabalha com módulos específicos facilita a entrega de serviços, podendo ser adaptado de acordo com o modelo de negócio.

#5. Tornou-se algo indispensável

De acordo com o Panorama de Mercado ERP de 2017, cerca de 25% dos investimentos em software no Brasil são direcionados a produtos nacionais. Volume que tende a aumentar durante os próximos anos, uma vez que a informatização de processos passou a ser uma necessidade básica diante de um mercado cada vez mais competitivo.

Entender o que é ERP tornou-se, então, indispensável para uma rotina empresarial mais funcional e objetiva.

No entanto, para que o sistema de gestão funcione corretamente e entregue resultados precisos, é imprescindível que as empresas que o utilizam estejam cientes sobre a correta operacionalização de processos – dos básicos aos mais avançados.

Para driblar a concorrência e saber mais sobre as funcionalidades disponíveis, além de conhecer mais sobre o que é ERP, conheça o maior portal de ERP da América Latina.

Invista na sua carreira de TI

Rogerio5 dicas para você entender o que é ERP e trabalhar em empresas do ramo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *